quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bebedouros e comedouros automáticos



Olá amigos, gostaria de saber se alguém já teve ou tem alguma experiência com bebedouros e comedouros automáticos.Estou querendo implantar no meu aviário, mas ambos tem prós e contras, dentre eles, possíveis entupimentos e a não vazão de alguns tipos de mistura, principalmente misturas tipo a Trill que tem gisrassol, embora eu nao use girassol na minha criação.A propósito num proximo tópico estarei falando sobre uma experiência muito interessante que estou tendo com a mistura Zoofood aqui no aviário.abçs a todos.



16 comentários:

  1. Cláuberth,

    Faço uso do sistema automático de água há 3 anos e fiz as seguintes observações:
    - Usar água pura. Eu já tentei utilizar iodo e vinagre na água, mas acabam prorcionando sólidos no reservatório e não obtive o estado de saúde almejado com os pássaros. Hoje, uso água pura e o sistema funciona perfeitamente.
    - Usar apenas mangueira preta. Mangueiras transparentes ou de cores que permitem a entrada de luminosidade proporcionam ambiente apto para o aparecimento de bactérias ou limos.
    - Faço a retirada do sistema 1 vez ao ano, deixando tudo de molho 24 h em água sanitária (solução em água) e depois lavando tudo.
    - Usando o sistema automático não temos como disponibilizar vitaminas na água.
    - A manutenção que faço (salvo aquela anual que falei acima) é apenas limpeza nas mangueiras, válvulas e conexões (pano úmido 1 vez na semana).
    - Alguma intervenção corretiva é necessária quando palha ou sementes impreguinam nas válvulas, causando vazamentos. Limpar com uma agulha resolve o problema.
    - Deve-se importar a mangueira juntamente com as válvulas e conexões, mas na falta de mangueira importada, utilizo uma mangueira automotiva que serve perfeitamente para efetuar interligações, mas na válvula mesmo (bebedouro) deve-se utilizar a mangueira importada porque a bitola externa dela encaixa nos prendedores e a outra nacional não encaixa.
    - Ganho muito tempo usando este sistema. Hoje não vejo minha criação usando bebedouros comuns.
    - Lembro que devemos considerar um imposto de 60% do valor da compra e frete quando importamos este sistema.
    - Existe um sistema nacional, mas as válvulas são de plástico e não de latão. Acho interessante um teste deste sistema nacional com periquitos porque o plástico parece ser bem duro...
    - Nas voadeiras, continuo usando bebedouros comuns (bebedouro para pinto), nestes, uso vitaminas.
    - O reservatório de água deve ser lavado a cada 3 meses. No meu caso, uso um balde fechado, então faço esta lavagem como manutenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá Reynaldo,
    Meu amigo, isso é que é uma aula de bebedouro automático.Tomara que quem também queira fazer uso do mesmo, possa ler esse comentário.
    Para um primeiro teste farei uso com o produto nacional, se os resultados forem pelo menos 60% satisfatórios, certamente irei importar.
    Muito obrigado.
    cláuberth

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláuberth! Uso o sistema tradicional, e trabalhoso, tenho todos os dias quase 100 bebedouros pra trocar a água e no verão, as vezes, isso tem que ser feito duas vezes ao dia! Mas após ler muitos artigos, optei ainda por mantê-lo, mas como você mesmo disse, após a aula do Sr. Reynaldo, vemos que é algo que nos facilita, mas mesmo assim, tem que ter um acompanhamento diário e muitos cuidados; li uma matéria no site do Gerald Binks, http://www.budgerigar.co.uk/glue-story-sees-fancier-stick-at-it/ ,veja o relato de coisa que acontecem! abraço a todos, Nadiomar

    ResponderExcluir
  4. De fato, estive fazendo umas pesquisas agora a tarde e cheguei a seguinte conclusão:
    1- só dá pra usar se for o importado, até porque foi com esse modelo ,que é inclusive o da foto acima, que o Renato, o Reynaldo e o Pina tiveram sucesso com o manejo do mesmo no Brasil.
    2- Fiz a cotação e é um absurdo de caro, chega a custar com taxas, impostos , ect até 4 vezes mais que o seu valor.
    3- Tem dois pontos importantes que o Reynaldo já havia comentado, se o equipamento nao for o certo, pode gerar bactérias.
    4- Conversei com um amigo que cria canários, ele fez testes com todos os bebedouros automáticos nacionais e deu pau em todos, os problemas variaram de entupimento , vazamentos e sujeitas quase impossíveis de se limpar.
    Bom, se for olhar , de tudo ainda vale a pena usar os tradicionais mesmo, pelo menos até inventarem um modelo nacional ( para baratear os custos) que tenha uma manutenção mais tranquila.Bom, e em relação ao comedouro automático, eu gostei muito do modelo usado pelo Renato que também ilustra esse post, entretanto eu liguei na ALVORADAPET e eles pararam de fabricar porque nao tinha procura e o custo de produção nao valia a pena.Aqui no Brasil vi um muito interessante, da KOTORI o K14, que se nao me engano é usado pelo nosso amigo e criador Walter Ansante, parece bem interessante, embora que o coxo é feito de um material um tanto mole para periquitos.Mas como a caixa com 24 saiu a R$ 60,00, achei que valeria a pena testar, uma vez que é o mais proximo que consegui do modelo que eu gostaria de usar.Se alguem conhecer algum melhor me avise, porque já testei todos, inclusive esses de porcela com grade em cima..nao adianta, o bicho faz suas sujeiras lá dentro e os outros companheiros de gaiola sao obrigados a comer mistura com cocô .rsrsrsr afff


    http://www.terradospassaros.com/loja/busca.asp?p=k14&tabela=produtos&submit.x=0&submit.y=0&submit=Enviar

    abçs a todos e obrigado pelas valiosas informações.
    cláuberth

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláuberth! Também andei vendo sobre esse tipo de comedouro! já tinha visto esse, mas achei a parte que prende na gaiola,(engate na parte supeior) muito frágil, acho que os periquitos vão almoçar esse engate,heheh, tem uns importados, mas o preço,hehheh; andei até dando sugestões à terra dos pássaros, sobre alguns produtos que poderiam importar pra comercializar! abraço, Nadiomar

    ResponderExcluir
  6. Bom, coloquei o comedouro agora a noite, e de cara eles morderam o engate, mas nao chegaram a destri-lo"ainda".. hehe.O resultado foi positivo até agora,mas tem uma coisa que nao gostei...o coxo ficou curto, mas dá pro bicho comer tranquilo,outra coisa, eles deveriam fazer o coxo com o mesmo material do corpo, porque assim certamente os periquitos nao iam dar conta de mastigar.O comedouro já está no aviário a 6 horas e já deu pra perceber claramente que o desperdício diminuiu significativamente.Mas vamos ver com mais tempo...
    abçs a todos
    cláuberth

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,

    Uso como comedouros aquelas banheiras de plástico (as leitosas e não as de acrílico que são quebradiças). Faço furos na parte superior das laterais e passo 4 fios (uso arame, mas um criador amigo meu, o Edson, usa fio de cobre mesmo, a isolação vai embora rapidinho...). Há algum desperdício e a reposição/tratamento das sementes deve ser feita de 3 em 3 dias (quando criando mais de 3 filhotes de 2 em 2 dias).
    1 vez na semana, troco os papeis que uso nos forros das gaiolas. As sementes que caem neste papel são tratadas da seguinte forma: passo tudo numa peneira que só permite a passagem de alpiste e painço (palha incluso) e depois passo isto em meu tratador de sementes que nada mais é que um ventilador (30cm de diâmetro) em cima de um banco onde peneiro em frente ao ventilador ligado (numa peneira de malha fina, daquelas usadas em obras civis)a mistura alpiste/painço e palha. na peneira só ficam as sementes, a palha é retirada pelo fluxo de ar. este processo de reaproveitamento das sementes que caem no forra das gaiolas é bem interessante, quase que elimina o desperdício nas gaiolas.
    Ainda pode-se tratar estas sementes reaproveitadas no sentido de eliminar germes e bactérias que por ventura podem ter se alojados nelas enquanto dispostas no forra das gaiolas. O tratamento consiste em pôr estas sementes numa bandeja plástica fechada com aquele plástico transparente utilizado para guardar frutas e alimentos na geladeira. esta bandeja fechada deve ser exposta ao sol durante uns 30 minutos. Este forno natural expõe as sementes a temperaturas superiores a 60ºC, eliminando praticamente os parasitas.
    Estou interessado em modificar meus comedouros por outros com maior autonomia...
    PS. ver meu nome citado juntamente com o do Renato e do Pina é muito surreal para mim... quem sabe daqui há uns 20 anos estamos falando de pássaros e não de bebedouros... rsrsrs

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse "forno natural".Aqui eu faço um processo parecido...eu uso uma peneira para retirar aquele pó que normalmente fica no fundo do comedouro, e a palha eu retiro com um secador no modo frio.Mas nao uso a semente do fundo da gaiola para restauração,embora que o processo que voce utiliza Reynaldo parece bem interessante.E sobre o comedouro Katori, vou mandar um calheiro fazer o coxo nos moldes que eu preciso, porque mais cedo ou mais tarde os periquitos vão querer destruí-lo e o corpo do recipiente vou manter, uma vez que ele é bem resistente.Assim que o fizer postarei algumas fotos aqui.
    abçs a todos
    cláuberth

    ResponderExcluir
  9. ola Claubert
    estou adorando esta mesa redonda, acho que este tipo de interação é fundamental para o hobby. O Reynaldo que deixe de ficar surreal, pois eu estou diariamente aprendendo sobre o hobby, não sou e não devo ser considerado um super. Mesmo porque quando isto acontecer certamente estarei ficando para tras. Acho que deveriamos pensar em fazer uma pressãozinha na Alvorada para que aceitem uma encomenda de varios criadores juntos, pois de todas minhas invenções, em termos de economia e higiene, não acho que exista comedor melhor. Olha que quando viajo estou sempre trazendo tudo que encontro.
    saudaçoes ornitologicas
    renato(CRUPA)

    ResponderExcluir
  10. Então Renato, penso que seria uma ótima idéia, mas eles me disseram que a encomenda mínima seria de 3.000 comedouros para compensar a produçao, inclusive teve um cliente, se na me engano da Argentina, que queria comprar os mesmos e já nao havia mais no estoque, e segundo a ALVORADAPET ele teve que solicitar as 3.ooo peças.Bom, até aí tudo bem, pensei :Peço a eles o contato de quem encomendou e importo do criador, mas eles nao informam dados pessoais dos clientes.A esperança é que algum dia eles voltem a fabricar esse comedouro,até porque já pesquisei em tudo o que é lugar e esse até agora é o melhor comedouro já feito, por duas razões básicas: é econômico e é super resistente.

    abçs
    cláuberth

    ResponderExcluir
  11. Olá! Boa noite Clauberth.

    Vendo os comentários sobre a automatização de bebedouros e comedouros, acabei ficando curioso em saber mais sobre esse comedouro da Alvorada, pois também tenho interesse em adquirir.

    Abraço
    Glaucco Baldo
    Criadouro psittacus.

    ResponderExcluir
  12. Então Glauco,sobre o bebedouro automático, para usar o bom, só importando mesmo.Sobre o comedouro Alvorada, sem sombra de dúvida, é o mais prático e econômico já feito no Brasil.Entretanto o mesmo já nao é mais fabricado pela AlvoradaPet,porque segundo eles, o custo da produção nao compensa,mas ainda assim, vou ficar no pé do pessoal para ver se eles nao fazem pelo menos alguns para nós, caso consiga, avisarei a todos.
    Tem ocorrido no Brasil, a falta de um bom material para o manejo do periquito ingles.Além de utensílios como comedouros e bebedouros, temos ainda os problemas das anilhas coloridas, que ainda nao tem a qualidade das anilhas Bw. Comprei algumas anilhas de uma determinada empresa que, antes de completar 2 anos de uso, já descascaram, ao passo que tenho uma anilha Bw de 98 que está intacta, e a mesma foi usada por 6 anos.Bom.. pra finalizar um pequeno desabafo.. Sejamos francos, nós temos usado utensílios de canários, curiós e bicudos para manejo de periquitos,porque nao existe por aqui,equipamentos exclusivos para os mesmos.Enfim,espero que um dia esse quadro seja mudado.
    abçs
    cláuberth

    ResponderExcluir
  13. Oi Cláuberth,

    3.000 unidades? Como é este comedouro? A gaiola precisa de alguma abertura especial para adaptá-lo? Acho que podemos chegar neste número mínimo de 3.000... quem sabe eles não possam fazer 2.000... fico com 100 unidades, o pessoal do clube pode aumentar este número.

    ResponderExcluir
  14. CRiadouro P.A.P.I Nagai
    como fazer pra pagar e como receberei ?

    ResponderExcluir
  15. Eu pretendo ficar com umas 120 unidades a minha dúvida é como irei receber?
    nagaiemer_young2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. gente boa noite a todos quem poder mi ajudar estou querendo testar esses bebedouro automatico pra periquito australiano, e si tiver um comedouro bom automatico tb eu queria umas informcaoes onde eu consigo

    ResponderExcluir