sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A PAPA CRUPA








Meus caros, certamente por trás de uma grande criação, existe uma boa alimentação...

Pois bem, a 2 meses atrás criei coragem e resolvi fazer a papa do CRUPA para meus pássaros, e os resultados não poderiam ser melhores.

No primeiro dia que servi a papa, os pássaros gostaram tanto que nao ficou nada no pote.Hoje faz 60 dias que eles estão comendo a papa.A princípio os resultados foram estes:

1-Pássaros antes obesos, ( 4 exemplares ) voltaram ao peso normal, mesmo comendo a papa mais do que a farinhada que eu dava anteriormente.
2-Nota-se um prazer da ave ao comer a papa, certamente é o filé mignon deles.
3- As penas estão bem mais brilhantes.
4- Pássaros que estavam na gaiola de enfermagem ( 3 exemplares ) se recuperaram de uma maneira surpreeendente e hoje já não ha mais nenhum nesta gaiola.( Creio neste caso que é devido ao óleo de fígado de bacalhau que está contido na papa) , numa próxima postagem vou falar de uma matéria que li de alguns criadores europeus sobre esse produto.
5- Além disso , para os pais tratarem seus filhotes eu achei mais saudável para os mesmos, uma vez que a papa contem frura e verduras frescas ricas em vitaminas.
6- Essa é uma das mais interessantes, tenho 3 femeas que estavam botando de 5 a 6 ovos sempre...isso de 2 anos para cá.Depois que comecei a dar a papa, ou seja, de dois meses para cá, eu percebi que elas passaram a botar mais, ou seja; de 7 a 9 ovos.Todas sem exceção. Sei que a maioria dos criadores ,tem fêmeas que botam essa quantidade mesmo sem dar essa papa, mas fiz essa citação apenas como comparativo para mostrar o benefício da papa do CRUPA nesse caso em específico.

Bom, eis a forma de fazer, o autor com voces sabem , é o Renato Uchoa.

Papa para 300 pássaros, ou seja, cada criador faça a adequação da proporção.

Igredientes:

6 Bananas
10 ovos cozidos
10 espigas de milho verde
1 beterraba
1 cenoura
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
3 colheres de sopa de Macromix da Angercal
1 colher de sopa de oleo de figado de bacalhau
1 colher de sal cisne
1 coher de ração para poedeiras
22 colheres de farinhada para periquitos.
Mistura de sementes ( quebrar dormência)

Preparo:
Importante lembrar: a beterraba, cenoura e milho são frescos e não cozidos.
Rale a banana, logo após os milhos, e em seguida os ovos.
Jogue por cima espalhando 1 colher de sopa de sal Cisne, depois misture bem.
Logo após ,coloque 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, 3 colheres de sopa de Macromix , 1 colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau e 1 colher de sopa de ração para poedeiras.
Agora adicione 22 colheres de sopa de farinhada para periquitos , uma beterraba ralada e uma cenoura também ralada.E por fim, adicionar mistura de sementes (quebrar dormência) e misturar bem.

Obs. ** O Renato adiciona sementes na papa, mas hoje ele já nao as usa germinadas.Um zootecnista lhe disse que para o que ele queria, nao era necessário germinar e sim quebrar a dormencia.Bom, aqui no Minas eu nao uso sementes na papa porque para mim ainda é um pouco trabalhoso. Mas sobre essa questão das sementes, vou deixar para o Renato mesmo ensinar e falar de sua importância.

** Outra coisa, nao sei bem porque , mas os periquitos nao aceitam bem a banana quando está madura demais.E outra, nao tive sucesso com a banana prata, somente com a banana caturra.

Pense bem antes de fazer a papa para seus pássaros, pois se começar nao pode mais parar, e essa eu explico: Eu percebi que os pássaros ficam um tanto anciosos aguardando a papa toda vez que entro no viário para serví-la, houve um dia que eu nao servi devido a um compromisso bem cedo que tive, e nesse dia eles ficaram bem agitados.Hoje eu levo 25 minutos para fazer a papa e mais 20 para servir, e está valendo a pena pelos bons resultados.

abçs a todos e sucesso na criação!
Cláuberth




2 comentários:

  1. OLA CLAUBERT
    VC NÃO É BOBO NÃO, REALMENTE LEVEI MUITO TEMPO PARA CHEGAR NESTA PAPA, JÁ FEZEM PELO MENOS 15 ANOS QUE FAÇO PRATICAMENTE DESTA MANEIRA, INTRODUZI ALGUMAS COISAS, PORÉM A BASE PERMANECEU. ACHO QUE NÃO MUDO MAIS, AFINAL O RESULTADO É FANTASTICO
    ABRAÇÃO RENATO

    ResponderExcluir
  2. Esta papa é fornecida quantos dias por semana?

    ResponderExcluir