terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cinza DL125 11- 03


Segue uma foto do cinza DL125-11-03 , pai do DL125-280-05 que o Renato trouxe da Suíça.Esta foto foi enviada ao Fúlvio pelo próprio Luetolf em 2007.Achei interessante postar, uma vez que a maioria dos descendentes Luetolf no Brasil vem desse pássaro.Espero que gostem.

27 comentários:

  1. Pássaro sensacional Clauberth!!!
    Fico contente em ver essa foto, pois analisando os pedigree aqui agora vejo que tenho ambas anilhas neles, pai e filho.
    Esse ano meu VD CZ (descendente do cara ai de cima), 40.084.09 foi Best aqui em nosso regional com 150 pássaros incritos, completando os 2º e 3º melhores machos do campeonato, ambos Normais Cinza (irmãos do 084). No meu blog já podemos ver filhos do 40.084 - o Verde Cinza de 25 dias postado dias atrás. Grande abraço ao amigo.
    Alessandro - http://csmsantamaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, alguma coisa está equivocada, o DL 125-280-05 é um verde claro que o Renato trouxe do Lutolf, mas ele é filho de uma celeste (DL 125-184-04) e do DL 125-11-03, que não é cinza segundo os pedegrees que tenho de descendentes destes bichos, ele é um verde claro portador de canela.

    ResponderExcluir
  3. Vendo aqui os pedegrees do outros bichos que comprei do Renato, outro Lutolf que ele trouxe, um celeste DL 125-261-05 é filho de um cinza, o DL 125-194-03. Não seria este cinza na foto acima?

    ResponderExcluir
  4. Olá Reynaldo, tudo bem?

    Na verdade o pai do 280 é mesmo esse cinza acima, na ocasião que recebi essa foto o Fulvio mencionou sobre a alteração no pedigree, e segundo ele, o proprio luetolf confirmou que seria esse cinza, pai do 280.
    Talvez o Fulvio dê mais detalhes sobre essa alteração.
    Forte abraço e obrigado pela visita ao blog.

    Cláuberth

    ResponderExcluir
  5. Então á explicado!!! Tenho muitos descendentes dete bicho, quando comprei do Renato em 2007, veio um verde claro neto do 280 e da 197 pelos dois lados. Este verde não é nada de espetacular, mas 90% dos meus pássaros hoje descendem dele e o superam em muito. Em 2009 comprei um cinza filho da 197 e irmão deste verde por parte de pai. A cria deste cinza com a filha do verde me rendeu o melhor filhote da exposição da ABCP este ano.
    Foram abertas a importações de ornamentais. Quando voltarem a ser corriqueiras ficarei tentado a uma aventura na Suiça ou Alemanha.
    Grande abraço e obrigado pelo esclarecimento. Sorte na criação.

    ResponderExcluir
  6. De nada Reynaldo.Sobre a reabertura da importação para ornamentais,sem sombra de dúvida é muito interessante para a criação no Brasil, embora que , a pouco tempo , quando estive no Renato , vi por lá pássaros melhores que muitos europeus que já tinha observado em sites ou filmagens.E pela estrutura óssea, qualidade de penas e direcionamento que temos no Brasil, certamente é possível trabalhar exelentes exemplares.

    abçs e sucesso na criação
    cláuberth

    ResponderExcluir
  7. Com certeza Cláuberth, o próprio Renato me disse uma vez que tem bicho que não perde em nada para os criadores Europeus, isso há 3 anos, mas a grande diferença era a quantidade e que isso mudaria com o tempo, e deve ter mudado mesmo.
    Nosso hobby ganha força em qualidade e quantidade de pássaros e criadores.
    Se vieres a Aracaju, não deixe de me procurar antes, pego e levo você aonde você estiver.

    ResponderExcluir
  8. Opa! Puxa, lhe agradeço muito pelo convite Reynaldo,com certeza, se eu for a Aracaju, entrarei em contato com voce para fazer uma visita.Sobre o desenvolvimento dos pássaros, penso que um ponto importantíssimo para nós é a inseminação artificial, uma vez que é possivel evoluir em apenas 1 ano o que levaria 3.Uma grande prova disso é o aviário do Renato e do Fulvio, todos os bichos deles tem difíceis características de se obter, fixadas.Veja bem, conheci o fulvio em 2006, naquela época o plantel dele era muito bom.Fiz uma visita a ele em abril desse ano e vi que o plantel dele evoluiu de uma forma espantosa,e isso se deve primeiro ao bom olho que ele tem e segundo pela inseminação mesmo.Com o Renato, a mesma coisa, todo bicho que voce olha do Renato é moderno,exuberante...é difícil inclusive, falar qual pássaro é o melhor dentro do aviário dele.
    Bom, é isso aí!
    Forte abraço e agradeço novamente pelo convite.

    Cláuberth

    ResponderExcluir
  9. E aí Clauberth! Tudo bem?
    Cara tinha visto essa foto, mas agora vou deixar meu comentário aqui.
    Devo ter no criatório uns 30 ou mais pássaros que possuem na linha de sangue ascendência do DL125-280-05 e por conseqüencia do Cinza DL125-11-03, são aves fantásticas e que acrescentaram e muito nas aves de todos os criatórios do país.
    Possuem tamanho, excelente textura e empenação.
    Abraço!
    Luiz Américo
    CRIADOURO LAS

    ResponderExcluir
  10. Oi Clauberth. Minha opinião sobre a inseminação artificial é diferente. Não concordo com o uso, mas respeito que o faz. Nunca fiz nem vi ninguem fazendo. Acho que a fertilidade é uma característica tão desejada quanto porte, plumagem, direcionamento, etc. Quando penso no pássaro que desejo ter no plantel (confesso que não tenho 1 dessa forma), penso num bicho harmonioso, de penas sedosas, colar baixo, com bolas espaçadas e proporcionais, cabeça limpa e direcionada, acasalando e dando filhotes de mesmas características. Por mais que o bicho seja bom, se não reproduz, não evolui. Usar em alguns casos? Talvez seja uma boa, mas sei lá, parece que estamos interferindo na evolução dos bichos além do que podemos fazer. Quem sabe num papo regado a cerveja ou um bom vinho alguem não consiga me convencer o contrário? rsrsrs
    Grande abraço e sorte na criação.

    ResponderExcluir
  11. Hehe...Então, antes eu pensava assim , mas depois mudei de opinião, inclusive hoje eu penso nos vários ovos brancos que tive aqui e que poderiam estar cheios com uma intervençao da inseminação.É claro, aqui eu uso inseminaçao apenas em alguns casos onde realmente é nescessário, até porque tudo que é natural é melhor.Mas sem dúvida é um processo que veio para somar.

    abçs
    cláuberth

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde aos amigos !!!
    Falando de inseminação artificial, concordo com o Reynaldo, vai me dizer q não Clauberth !!! o prazeroso e ver um ótimo periquito galar de forma natural e consecutivamente mais tarde os ovos da fêmea escurecendo ao passar dos dias. Todo um "ritual" que os machos fazem para conseguirem a fm, é impressionante. Agora, tenho uma pra dizer aos amigos. Se vcs tem machos que não enchem de forma natural, podem ter certeza que algo esta faltando em seus manejos. Me refiro a vários fatores que com certeza são sabedores, como: nutrição, fator importantissimo em qualquer criação, nível de "stress", local onde os periquitos estão alojados, idade de maturação dos espermatozoides,vária de periquito para periquito. A questão que o Clauberth se refere, evolução mais rápida do plantel !!! Pergunto, a onde queremos chegar com uma rápida evolução, será que vale a pena?
    Pensen nisso com carinho.
    Grande abraço ao amigos criadores e visitantes desse blog. Alessandro Corrêa - CSM-Criadouro Santa Maria.

    ResponderExcluir
  13. Olá Alessandro, tudo bem?
    Antes gostaria de te lhe parabenizar pela criação, estás muito bem!Lindos pássaros.
    Bem, sobre a inseminação o que digo é o seguinte, deve ser usada com cautela, aqui no aviário eu uso só no ultimo caso.Vou dar um exemplo, recentemente trouxe um pássaro muito bom da casa do Renato,entretanto ele teve a perna quebrada quando filhote, inseminei ele com uma femea que gosto muito, e ele encheu todos os ovos.É claro, a coisa mais bacana na criação é ver as coisas acontecendo naturalmente, concordo plenamente.Mas é valido lembrar também que a inseminação ainda tem a vantagem de adiantar alguns processos, como a fixaçao de algumas características difíceis de serem fixadas, e penso que isso ,se usado de uma forma mais branda nao interfere no prazer da criação..bom, mas isso vai de cada um.Antes eu pensava na inseminação com mais contras do que pros, hoje penso diferente.De qualquer forma é isso, uso na medida certa.Sobre o manejo ,faço todos os procedimentos da forma correta, e de todos, tenho dois como bases principais- Higiene e alimentação.
    Enfim, é isso aí! O bacana no Hobby é isso, troca de idéias, sem elas, é difícil chegar a algum lugar.
    abçs Alessandro, sucesso sempre!

    cláuberh

    ResponderExcluir
  14. Blz Cláuberth !!! Agradeço suas palavras.
    São anos criando e melhorando, a cada ano temos fantásticas surpresas.
    Nesse seu caso, onde tens um macho com problema físico até concordo com a inseminação.
    Grande abraço e sucesso na criação, quero ver seus filhotes no blog, temos q mostrar nosso trablalho. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Amigos !
    Poxa que bacana que é termos a possibilidade de debatermos sobre o nosso hobby, mesmo estando distantes fisicamente uns dos outros !
    Esse tipo de discussão é que faz com que o hobby cresça.
    Afinal, como disse sabiamente o grande educador Paulo Freire, "...A discussão é parturiente da consciência..." !
    Bem, com relação ao macho Cinza DL125-011-03, é esse bicho aí mesmo! kkkk.
    O que ocorreu foi que o Renato se confundiu ao anotar o pedigree quando ele esteve lá no Lütolf.
    Escrevi ao Daniel sobre esse assunto e ele me confirmou a correção do pedigree e inclusive me passou essa foto do bicho.
    O pedigree corrigido então é o seguinte:

    Verde Claro DL125-280-05:
    Pai - Cinza DL125-011-03
    Mãe - Asa Canela Verde Claro DL123-052-03
    Avô Materno - Verde Cinza DL125-333-02 (ave muito importante no desenvolvimento do plantel do Lütolf).
    Em relaçã à inseminação artificial, tudo que vocês escreveram é bastante pertinente.
    No meu caso, especificamente, eu apenas utilizo a inseminação artificial quando é realmente necessário,isso dentro do meu programe de seleção genética, e TODAS as aves que eu eventualmente insemino criam TAMBÉM naturalmente.
    Com relação ao manejo, certamente ele é muito importante, mas sertia realmente ingenuidade acreditarmos que apenas um ótimo manejo seria o suficiente para o desenvolvimento de genes morfológicos.
    O patrimônio genético é FUNDAMENTAL na estruturação de um plantel.
    Certamente é importantíssimo o trabalho de desenvolvermos as nossas próprias linhas de sangue, posto que a junção de linhas de sangues consistentes, distintas e embasadas na consanguinidade (heterozigose) é um processo muito importante para a consolidação de um excelente plantel(inclusive extremamente fértil), mas no momentop em que você tem a possibilidade de incorporar no seu palntel uma nova linha de sangue de alta qualidade, os seus resultados certamente lhes saltarão aos olhos!
    Digo isso com convicção pois, emboraeu venha já há 13 anos desenvolvendo as minhas próprias linhas de sangue, e procurando ser bastante criterioso quanto à seleção de características morfológicas, sem dúvida alguma o "UP" que o plantel nacional deu depois da introdução do patrimônio genético europeu (Mannes e Lütolf) trazido para o Brasil pelo Renato e pelo Manoel Luiz foi muitíssimo importante.
    O processo isolado de seleção de genes morfológicos, ano após ano, por mais que seja muito importante (principalmente quando feito com consciência), NUNCA possibilitaria uma evolução tão rápida, independentemente do manejo que qualquer um tenha.
    Quem está acostumado à trabalhar com a morfologia da ave certamente tem total consciência disso.
    Na Europa o trabalho de seleção genética dos periquitos já tem mais de 150 anos.
    Grande abraço à todos !
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  16. Então Alessandro,

    Gosto tanto do Hobby que a cada dia tento colocar coisas interesantes sobre ele, e muitas vezes acabo esquecendo de colocar minhas aves aqui, embora a grande maioria das aves que tenho nao seja minha e sim aves oriundas dos aviários do Fulvio e do Renato, logo logo postarei fotos dos filhotes delas aqui,pode deixar rsrs.
    Bom , sobre o que o Fulvio falou aí em cima, nem preciso falar mais nada né? Volto a ressaltar, que é super válida toda essa conversa, porque a mesma só induz ao crescimento , o que temos mais é que aproveitar essa ótima ferramenta que é a internet para estarmos mais juntos, embora a kilometros de distancia.
    Forte abraço a todos.
    cláuberth

    ResponderExcluir
  17. Só acrescentando mais uma informação que eu acabei me esquecendo, o Marcos Elizeu, de Belo Horizonte, também trouxe aves européias (Jo Mannes) para o Brasil , em 1999, e que certamente também tiveram papel importante na disseminação desse patrimônio genético aqui no Brasil.
    Abração!
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  18. Putz, só uma correção:
    O anel da mãe do verde claro "DL125-280-05" é "DL125" (e não 123...kk)052-03, Asa Canela Verde Claro.
    Até...
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  19. Grandes criadores e futuros grandes criadores !!!
    Acho pertinente a escrita do Fulvio, sem sobre de dúvida e um especialista no assunto.
    Agora, continuo não concordando com esse meio artificial, que é a "IA", como criador tenho minha maneira de pensar, não tirando a razão dos demais criadores.
    Agora, esse método que foi desenvolvido por alguns criadores, foi devido a "anciedade" de chegar mais rápido ao nível que o Brasil está hj em relação aos POAs, pra mim é essa a explicação.
    A anciedade é inerente de alguns seres humanos, por ex: eu mesmo me considero uma pessoa anciosa, mais aprendi que com calma, FÉ e honestidade chegamos aos nosso objetivos com toda certeza, assim sendo, em nosso hobby não seria diferente. Grande abraço !

    ResponderExcluir
  20. Oi, Amigos !
    A inseminação artificial, ao menos para mim, não é uma "linha ideológica", mas simplesmente um recurso que pode ser útil em situações específicas.
    Eu também prezo extremamente a integridade da ave, podem ter certeza.
    A inseminação é, por exemplo, muito menos desgastante para a ave do que a prática de se retirar os ovos da fêmea e repassá-los à uma outra fêmea para que o casal recomece uma nova postura rapidamente, aumentando assim a "produção".
    o processo de inseminação artificial apenas viabiliza algumas situações que, de maneira natural, provavelmente nunca aconteceriam.
    Não tenho dúvidas que os criadores que efetivamente aprenderem a técnica da inseminação artificial e eventualmente a aplicarem em alguma situação específica, como no exemplo citado pelo Cláuberth, de uma macho com a pata quebrada, certamente terão outra impressão desse RECURSO (e não sistema)que pode auxiliar e muito o processo de seleção genética.
    A inseminação artificial, embora acabe, "na prática", reduzindo a incidência de ovos brancos, não tem como objetivo o "aumento da produção" , diferentemente da remoção da postura da fêmea para que ela bote novamente em tempo menor (à excessão dos casos de fêmeas que não chocam bem).
    Ao menos no meu caso,a eventual utilização da inseminação artificial, não tem absolutamente nada a ver com a ansiedade.
    Embora eu também seja ansioso, a minha relação com as aves sempre foi extremamente tranquila e prazerosa, e "acreditem", com a maior paciência do mundo no que diz respeito ao processo de seleção genética, até porque não poderia ser diferente, posto que o meu "orçamento" nunca me permitiu comprar aves de ponta! kkkk....
    Caso alguém esteja interessado em experimentar a utilização da inseminação artificial em alguns casos específicos, eu tenho uma pequena sequência de fotos com as respectivas explicações "passo-à-passo" do processo.
    Eu mesmo montei essa sequência justamente para tenatr ajudar à alguém que tenha interesse em utilizar esse processo.
    Eu também não aprovo a utilização da inseminação artificial de maneira "indiscriminada", apenas com o intuito de se aumentar a produção, mas podem ter a certeza que em situações específicas esse processo pode ser-lhes bastante útil, principalmente para se salvar um patrimônio genético que possa eventualmente estar praticamente perdido, ou fadado a se perder.
    Só quem efetivamente teve (ou tem) a perseverença de sempre tentar construir um patrimônio genético consistente e de qualidade pode discernir sobre a importância de se preservá-lo.
    Abraço à todos !
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia a todos !!!

    Essa discução já ta dando outro sentido as coisas.
    Não chamei ninguém nem "a", "b" ou "c" de ancioso, que fique bem claro isso, ok?

    O FORUM ta ficando bom, kkkk !!!!
    A natureza é sabia, gostaria que dissessem ai, uma fm que faz uma postura de 6 a 8 ovos (inseminada), todos ovos cheios, em 1º lugar)dúvido que todos eclodam, 2º lugar) se eclodirem dúvido que criem os 8, 3º lugar) se criar, ela não faz outra postura corretamente, sem tirar nunhum ovo ou filhote dela, ok?
    Agora lembramos "monta" natural, ok? desses 6 a 8 ovos, nem todos enchem, pq? seleção da natureza, e dos que enchem deve nascer uns 4 a 5 filhotes, isso chama-se seleção natural. Assim o casal cria normalmente os seus filhotes sem desgastes fazendo o ciclo completo da postura.
    Resumindo, como somos criadores com manejos dos mais diferentes possíveis, temos que entender as maneiras de pensar e de manejar nossos pássaros.

    Um tempor atrás, o Fulvio me mandou por e-mail a sequencia de fotos e a descrição de como fazer o método de IA, mais não apliquei. O negocio é o seguinte, vamos tirar nossos filhotes !!!!
    Grande abraço, sucessoooo !!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alessandro !
    Bem,primeiramente essas conclusões são bem particularmente suas , sem ter sequer experimentado esse recurso.
    Bem, em segundo lugar, se a proposta é nos utilizarmos somente de métodos naturais, pois bem, então vamos eliminar TUDO o que não seja natural como por exemplo arrancar as penas da região da cloaca para facilitar a cópula, remanejar ovos e filhotes,alimentar filhotes artificialmente (mesmo quando necessário), induzir acasalmentos, retirar o macho ou a fêmea da gaiola para evitar agressão aos filhotes, limpar os ninhos,utilizar suplementos vitamínicos, etc,etc,etc....
    Caso os defensores dos "métodos naturais" concordem em não se utilizarem de nenhum desses subterfúgios citados (além de mais uma infinidade deles que são utilizados na criação em cativeiro), aí então eu concordarei plenamente com essa ideologia, caso isso não ocorra, penso que toda essa averssão à inseminação artificial ESPECÍFICA, seria puro contrasenso .
    Eu sei que, a princípio, o processo para a retirada do sêmen e a introdção do mesmo na fêmea pode parecer extremamente agressivo, mas com a prática você acaba dominando totalmente a técnica para fazê-lo e o processo se torna mutíssimo mais suave.
    Muitas vezes acabamos desistindo (e até mesmo execrando) por não conseguirmos fazê-lo mas , como toda técnica, se trata muito mais de "pegar o jeito" de fazer.
    Mais uma vez quero deixar bem claro que a inseminação é apenas um recurso específico, como uma enorme série de recursos não-naturais que utilizamos no dia-à dia no nosso manejo e quese tornaram tão "naturais" para nós que nem sequer os questionamos.
    A propósito, como já mencionei anteriormente, continuo criando , e muito bem por sinal ,95% dos meus filhotes pelo método natural.
    Abraço à todos!
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  23. Meu caro e estimado amigo Fulvio !!!
    Vamos por muitos anos aqui discutindo esse procedimento da "IA" que pra mim não é o próposito. Sei que vc é adepto, respeito. Mais não ehh por eu não conseguir fazer, que não concordo. ok?
    Cada um de nós temos nossas particularidades, não ehh ??
    Grande abraço.
    Alessandor

    ResponderExcluir
  24. Oi, Alessandro!
    Certamente todos os criadores tem suas particularidades, apenas penso que para discernirmos com propriedade sobre qualquer assunto é importante desenvolvermos argumentos concretos sobre o tema, e isso se torna mais difícil quando não tivemos algum tipo de experiência prática.
    É por essa razão que eu insisto na importância em se experimentar o processo de inseminação artificial erm casos específicos, justamente para que seja possível se desenvolver opiniões concretas sobre os prós e contras da utilização desse método.
    O que não se pode fazer é simplesmente "estigmatizar" o tema sem tirar-se conclusões práticas sobre ele.
    Penso que o termo "adepto" demosntre um pouco desse estigma, posto que a inseminação artificial é apenas um resurso, como inúmeros outros "não-naturais" que utilizamos no dia-à-dia de uma criação, nada além disso.
    Até...
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  25. Olá Amigos,
    Falarei por mim.Até alguns meses atrás, eu tinha um pensamento errônio sobre a IA, porque de muitos contras que se falam, e digo isso me referindo aos criadores Ingleses,nem todos tem fundamento, digo isto em dados concretos,e por algumas experiencias minhas já em pouco tempo.Sem dúvida nenhuma, tudo o que é natural é bom, mas se fosse a intervenção do homem,ou seja; só no natural, nao teríamos hoje no Brasil o gado de corte/leite que temos e consequentemente nao teríamos uma agricultura de corte consistente economicamente falando,isso porque a inseminação artificial na criação de gado é quase que uma regra, inclusive se investiu bilhões de dólares em equipamentos e estudos para tal.Por isso insisto em dizer que a
    IA , é um meio pelo qual nao deveríamos abrir mão por completo, bom, mas isso é uma opinião minha, cada criador pensa o que achar melhor, afinal, cada um tem sua metodologia de criação.No fim das contas, em casos específicos como os já citados acima, creio que não existe problema algum.E só fazendo uma conclusão...tenho aqui duas femeas, uma com 7 ovos cheios , outra com 6 , sendo que desses 6, 3 filhotes já nasceram, e mais um outro deve nascer dentro de poucas horas, pois o ovo já estava trincando quando sai a pouco do aviário.A primeira femea chocou os ovos perfeitamente e dia 9 começam a nascer os filhotes dela,a segunda femea está cuidando muito bem de seus 3 primeiros filhotes... bom, e o pai de todos esses ovos galados e/ou nascidos graças a IA é um cinza normal da perna quebrada que eu trouxe em julho da casa do Renato.Bem,é isso...esse assunto é simples, ele só será polêmico se quisermos que ele seja.
    abçs a todos e sucesso na criação.

    cláuberth

    ResponderExcluir
  26. Ah! só pra finalizar, também estou achando muito bacana essa troca de idéias... hehehe



    abçs
    cláuberth

    ResponderExcluir
  27. Que susto quando voltei a este tópico do blog. 26 comentários! Bem, eu não uso IA, creio que seja mais por não saber manipular a técnica do que por ideologia. A fecundação lá na criação é 100% natural, mas lembro de alguns casos durante estes anos que se eu soubesse manipular a técnica eu tinha tentado. Atualmente, tenho acasalado um verde cinza do Renato que mais uma vez não enche de forma alguma. Não sobe na fêmea de jeito algum. Este certamente eu tentaria retirar esperma.
    Fúlvio, podes me passar esta sequência de fotos? Na próxima rodada vou fazer um experimento.
    Muito proveitoso este tipo de debate. Achei muito interessante a colocação de que a IA é uma técnica que NÃO é usada para aumento de produção, e sim usada em casos específicos de infertilidade, problemas físicos por exemplo. Este verde cinza do qual falei é um passáro com uma cabeça fantástica, mas tem as duas asas "duras" e certamente não enche por isso. Faz todo o ritual do acasalamento, mas na hora de subir o bicho nada.

    ResponderExcluir